Diretora de Pesquisa e Inovação da FGV realiza palestra na 5ª Conferência Nacional de CTI
A FGV irá participar dos debates que tem como objetivo contribuir para a formulação da nova política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, e que serão realizados durante a 5ª Conferência Nacional de CTI, que ocorre de 30 de julho a 1º de agosto, em Brasília (DF).
Entre os participantes da FGV, a diretora de Pesquisa e Inovação, Goret Paulo, realizará uma palestra no painel sobre "Formação Profissional de Novos Pesquisadores para os Novos Desafios e Empregabilidade”, que ocorre a partir das 14h no dia 1º de agosto e está incluída no Eixo 1 da Conferência, voltado para dialogar sobre a Recuperação, Expansão e Consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Goret Paulo fará uma apresentação com foco na importância do relacionamento entre Universidade, setor industrial e de serviços e Governo, para o desenvolvimento de pesquisas e inovação no Brasil. No mesmo painel estarão presentes a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica; Flávia Calé, da Universidade de São Paulo (USP); Fábio Palácio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); além de Felipe Morgado do SENAI e José Goutier da Positivo. O debate será coordenado pela pró-reitora de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Carol Leandro.
Durante o debate, serão abordados os desafios anteriormente identificados ao longo das Conferências que ocorreram em todo o Brasil como uma forma de preparação para a 5ª CNCTI. Em sua participação, os palestrantes deverão apresentar possíveis soluções para esses desafios, com o objetivo de integrar a nova política nacional do setor. Alguns desses desafios envolvem os tópicos: transdisciplinaridade, mobilidade acadêmica e internacionalização, novas áreas de formação, entre outros.
Goret Paulo destaca que, atualmente, um dos maiores desafios para os cientistas é o de conseguir gerar impacto social a partir de suas pesquisas: "O Brasil tem alcançado boas posições nos rankings internacionais de publicações acadêmicas. No entanto, quando consideramos os benefícios gerados pela ciência para a sociedade, através do crescimento da oferta de produtos e serviços inovadores, ainda encontramos desafios a serem superados pelo país”.
Clique aqui para se inscrever e acompanhar a transmissão online da 5ª CNCTI.
Política baseada em evidências
No dia 3 de abril, a FGV realizou em São Paulo a Conferência Livre de CT&I: Políticas para Ciência, Tecnologia e Inovação com Base em Evidências. Na ocasião, membros de diferentes setores do Sistema Nacional de CT&I se reuniram para propor contribuições para a nova política do setor.
A Conferência contou com três painéis: Governança do Sistema de CT&I e a coordenação das iniciativas dos órgãos de fomento e agências de financiamento; Definição de Diretrizes e Sistema de Avaliação Permanente para os Investimentos em CT&I; e Definição de Métricas para Mensuração e Avaliação dos Impactos das Políticas e Programas em CT&I.
Entre as organizações e instituições que marcaram presença estavam: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Academia Nacional de Medicina (ANM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Petrobras, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Recepta Biopharma, além de pesquisadores e diretores da FGV.
É possível assistir aos painéis desta Conferência, na íntegra, através da transmissão no canal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Youtube. Também é possível conferir as apresentações realizadas, e as respectivas proposições para a nova política de CT&I, bem como uma cobertura completa da Conferência.
Em 26 de novembro, durante o VIII Simpósio de Pesquisa e Inovação da FGV, será realizado o painel sobre Avaliação de Políticas Públicas com Base em Evidências, um desdobramento da Conferência Livre realizada pela FGV e uma continuação do debate proposto na 5ª CNCTI. Para se inscrever, clique aqui.
Para saber mais sobre a 5ª CNCTI e ficar por dentro da programação e seus desdobramentos, acesse este portal online.