Promovendo Exportações no Brasil
RESUMO:
As agências de promoção a exportações em todo o mundo investem pesadamente em intervenções para induzir às empresas nacionais a começarem a exportar. No entanto, as evidências relacionadas à eficácia dessas políticas públicas são, na melhor das hipóteses, limitadas. Em nosso projeto, utilizamos um ensaio clínico randomizado (RCT) no nível da firma para avaliar se o fornecimento de informações sobre aspectos do processo de exportação afeta a probabilidade de que as empresas comecem a exportar. Em uma primeira intervenção, as firmas tratadas tiveram acesso a cursos online que fornecem informações sobre diferentes tipos de impedimentos à exportação: burocracia, fricções financeiras e incerteza de demanda. Na segunda intervenção, mais intensiva, algumas empresas participam de consultorias específicas, customizadas para o contexto de mercado da firma. Em uma amostra de 1.125 pequenas, médias e grandes empresas brasileiras manufatureiras e não exportadoras, avaliamos o impacto das intervenções sobre a intenção das empresas em exportar e suas decisões de emprego. Ao combinar dois tipos de intervenções (cursos online versus sessões individuais), nosso estudo será capaz de avaliar quais os principais gargalos informacionais enfrentados pelas empresas e qual dos dois tratamentos produz efeitos mais significativos nas decisões de internacionalização das empresas.
ESCOLA(S): Escola de Economia de São Paulo (EESP/FGV)
CENTRO DE PESQUISA: LEARN/FGV (Lab for Evaluation, Analysis, and Research in Learning)