Qual o valor dos mangues na Amazônia? Desenvolvimento de ferramenta para valoração de serviços ecossistêmicos providos por ecossistemas marinhos.
RESUMO:
Os ecossistemas marinhos brasileiros promovem diversos serviços ecossistêmicos, como captura e estoque de carbono, proteção da costa contra eventos climáticos extremos e filtração da água de metais pesados, além de oferecerem meios de subsistência e geração de renda para milhares de famílias tradicionais. Entretanto, estão sob ameaça devido a fatores como a especulação imobiliária e a carcinicultura. De forma a explicitar o valor desses ecossistemas, este projeto de pesquisa busca realizar quantificação biofísica e valoração monetária e não monetária de serviços ecossistêmicos providos por projetos de conservação e restauração dos ecossistemas marinhos. Para atingir o objetivo proposto, será adotado o método Design Science Research (DSR), de modo a desenvolver uma ferramenta que realize tal valoração. A DSR investiga o comportamento de artefatos artificiais (em oposição aos naturais) em um processo de concepção de artefatos para solucionar problemas, avaliação do que foi criado ou está em funcionamento, e a comunicação dos resultados obtidos. A ferramenta a ser proposta como parte do projeto pode ser tipificada como um artefato à luz da DSR.
Para sua validação, a ferramenta será aplicada em um projeto de conservação e/ou restauração de manguezais da região amazônica. Por meio desta ferramenta, espera-se oferecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas e programas de investimento social privado que financiem a conservação e restauração de ecossistemas marinhos.
PESQUISADOR(ES) LÍDER(ES) DO PROJETO: Annelise Vendramini
ESCOLA(S): Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP)
CENTRO DE PESQUISA: Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces)