Informalidade, Qualidade e Autoprodutividade: Heterogeneidades dos Efeitos da Educação Infantil no Brasil
RESUMO DO PROJETO:
Continuaremos um estudo anterior que estimou os efeitos da educação infantil no desempenho escolar no Brasil. Seus resultados comprovaram a validade externa dos efeitos da pré-escola e sugeriram que os efeitos de frequentar creche variam com o grau de formalidade. Este novo projeto busca compreender esta relação heterogê-nea entre creches informais e aprendizado. Investigaremos a distribuição espacial das creches informais e tentaremos estipular seus determinantes imediatos, focando na região amazônica onde se concentram alguns dos municípios mais miseráveis. Também estimaremos os efeitos heterogêneos da creche quanto a taxa de formalidade e qualidade, bem como entre regiões e populações negras e indígenas. Quanto à pré-escola, abordaremos a heterogeneidade de seus efeitos no desempenho escolar ao longo da distribuição da taxa de matrícula. Avaliaremos se a universalização do acesso à pré-escola torna as habilidades ensinadas nessa etapa complementares-dinâmicas às dos primeiros anos do Ensino Fun-damental. Dados públicos brasileiros de diferentes naturezas serão usados para dimensionar taxas de formalidade das creches e calcular as taxas de matrícula na pré-escola. Utilizaremos métodos como o de high di-mensional fixed effects e métodos modernos de diferença-em-diferenças para estimar efeitos causais
ESCOLA(S): EPGE, EESP
PESQUISADOR(ES) LÍDER(ES) DO PROJETO: Aloisio Pessoa de Araújo, André Portela Souza