FGV CPDOC realiza Seminário do Projeto Apinajé em dezembro
Entre os dias 16 e 18 de dezembro, a Escola de Ciências Sociais da FGV (FGV CPDOC) irá realizar o Seminário do Projeto Apinajé, com o objetivo de apresentar os resultados preliminares do projeto Patrimônio Documental Indígena: trabalho colaborativo entre o FGV CPDOC e o Povo Apinajé, cujo objetivo é constituir um patrimônio histórico-cultural, a fim de reforçar a importância histórica, cultural e pessoal dos Apinajé. O Seminário vai ocorrer no Auditório 1027, localizado na Sede da Fundação, no Rio de Janeiro. É possível se inscrever neste link.
O evento, que contará com transmissão online, terá a participação especial de pesquisadores e indígenas Apinajé, para discutir não apenas alguns desdobramentos do projeto, mas também o processo de organização do arquivo do antropólogo Roberto DaMatta e as pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores Játpok Silivan Apinajé, Ninhô Emílio Apinajé e Iremex Andressa Apinajé, alunos do Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais do FGV CPDOC. A programação conta ainda com uma apresentação sobre mulheres indígenas Apinajé.
Além disso, durante o seminário, será lançado o segundo documentário originado a partir desse projeto, chamado Kunnuka, que segundo o Diretor do FGV CPDOC, Celso Castro, aborda um ritual importantíssimo para os Apinajé. “Este ritual não era realizado há 70 anos, e nunca havia sido filmado”, destacou o diretor.
Conheça mais sobre o Projeto Apinajé:
Ensaio Fotográfico do FGV CPDOC conquista o Prêmio Pierre Verger 2024
Documentário do FGV CPDOC sobre o Povo Apinajé concorre em mostra-competitiva do Cine Kurumin